• sapato plataforma masculino, 1970
  • Decoração de sala anos 70 quadriculado

Falando em anos 70

postado em: design | 0

Os anos 70 fazem parte do movimento pós-modernista. Foi uma década questionadora de conceitos pré-concebidos. Era o início do processo de um pensamento mais globalizado surgindo de dentro de uma sociedade pós-industrial. O design tanto das roupas quanto das objetos para casa, arquitetura ficou um tanto extravagante. Hoje em dia a gente encontra pessoas que amam a moda anos 70 e pessoas que a odeiam.

Os anos 70 como uma década de crítica a cultura ocidental fez a cultura oriental japonesa despontar, principalmente no quesito tecnológico. De forma geral, apesar de percebermos uma certa continuidade do que aconteceu na década anterior, os anos 70, na minha humilde opinião, foi palco de um afastamento da produção em massa, para se dar ênfase as necessidades individuais (acho que você já viu esse filme, né?).

Pegando alguns exemplos da época, a sensação que tenho é que os anos 70 foram a década que usou o design para fazer referência a algo anterior, às vezes bacana, outras nem tanto. Muitas vezes parecendo até uma piada, mas que nem por isso deixou de impressionar e marcar uma época. Muitas cores, flores, estampas, calças boca de sino, sapatos plataforma e muito, muito exagero.

Primeiro álbum de Elvis Presley, de 1956 e a capa do disco do The Clash, de 1979.
Primeiro álbum de Elvis Presley, de 1956 e a capa do disco do The Clash, de 1979.

 

Sapato anos 70 - plataforma feminino
Sapato anos 70 – plataforma feminino
sapato plataforma masculino, 1970
Sapato anos 70 – plataforma masculino

 

Decoração de sala anos 70 quadriculado
Decoração de sala em quadriculado colorido com predominância do vermelho.

 

Fonte: Pesquisas na internet e o livro O design do século, que eu amo de paixão!

A foto do sapato feminino veio daqui: http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/anos-70/ e a foto da decoração veio daqui: https://designinnova.blogspot.com.br/2013/11/a-decoracao-dos-anos-70.html

 

Seguir Alessandra Costa:

Carioca, mãe, esposa e designer,

Últimos Posts de

Deixe uma resposta